INSPIRAR E SER UMA INSPIRAÇÃO

Se pretende criar um futuro inovador e sustentável para a sua marca, entre em contacto connosco!

Na nona edição do JOURNAL da TRIMALHAS, destacamos o departamento Planeamento de Produção, a área que faz ponte entre o departamento comercial, produção e o apoio ao cliente.
Nesta edição, entrevistamos a Engenheira Maria Pereira e Pedro Maia, que partilham um pouco do seu quotidiano na fábrica e como gerem as expectativas dos clientes perante o produto Trimalhas. Este é um departamento muito importante na nossa empresa pois além de planear as encomendas do nosso cliente, está em constante comunicação com todos os intervenientes do processo de venda e produção. Esta entrevista tem a missão de dar a conhecer um pouco mais sobre os behind the scenes da TRIMALHAS.

A ENTREVISTA

E: Qual é a tua missão no Departamento de Planeamento da Produção?
MARIA: Quando recebemos as novas encomendas o objetivo é planear num curto espaço de tempo, alocando a malha à máquina mais indicada à estrutura dessa mesma encomenda. Neste processo, tentamos que o prazo seja rápido e exequível. Muitas vezes este planeamento, é feito em conjunto com o responsável da produção de tecelagem, porque é ele que tem o conhecimento técnico, principalmente quando se trata de desenvolvimentos novos. É um trabalho de equipa. O meu quotidiano consiste monopolizar as encomendas que já se encontram em carteira e as que estão a ser produzidas. A minha missão, é verificar se as máquinas não tiveram quebras na produção, se houve algum fio que sofreu algum constrangimento durante a produção noturna. Estes são alguns dos desafios que tento controlar logo de manhã quando chego à empresa.Contudo, a minha principal missão, é garantir que as matérias primas sejam entregues na data que o cliente exigiu quando fez a encomenda. O meu propósito neste departamento, é criar pontos de comunicação entre o departamento comercial, produtivo e o departamento de acabamentos.

PEDRO:A minha missão passa por trabalhar em conjunto com a Maria e com o departamento de produção da Trimalhas. Faço a ponte entre os departamentos produtivos, o comercial e o nosso cliente. Estou muito focado na comunicação e na gestão de expectativas com o nosso cliente durante o processo de venda e pós-venda.

 

E: Como é processada uma encomenda na Trimalhas?
MARIA: A encomenda chega-nos através de um requerimento que contém todas as especificações exigidas pelo cliente: o tipo de malha, gramagem, referência, numero de quilos e a máquina indicada onde será produzida a malha, assim como outras informações descritivas do nosso produto. Estes dados depois são processados administrativamente pela nossa equipa no planeamento.

 

E: Quais são os desafios do vosso departamento?
MARIA: O nosso maior desafio é gerir prioridades entre o que é urgente e o que não é urgente. Penso que este desafio é transversal a qualquer indústria. A nossa maior dificuldade é ir ao encontro das expectativas do cliente no timming que ele necessita. Por vezes, estamos a falar de timmings muito apertados.

PEDRO: Sim sinto o mesmo que a Maria. A gestão de prioridades dentro do processo de encomendas é muito complexa. Porque todas as encomendas são importantes! 😀 A nossa missão é fazer acontecer o que o cliente solicita no tempo que ele necessita.

 

E: Agora gostaríamos de saber um pouco mais sobre a vossa formação académica e o peso que ela teve para aceitarem o desafio de abraçar este projeto?
MARIA:
Sou formada em Engenharia Química com mestrado em processos e produto. Desde 2013 que que trabalho em ambiente industrial, sempre ligado à engenharia de produção/planeamento. A minha experiência já passou pela a indústria dos têxteis lar (tinturaria de fio e felpa), cortiça e produção de têxteis técnicos para a indústria automóvel/militar, farmacêutica e calçado.Em 2018 terminei a pós-graduação em Lean Management que incluí a certificação em Lean People Leadership e em Six Sigma Green Belt.

PEDRO: Sou licenciado em Gestão de Marketing e trabalhei sempre na área da comunicação. Esta minha formação deu-me conhecimento para gerir a comunicação com o cliente no processo da encomenda e no pós-venda. Sinto que a minha formação de base, dá-me ferramentas interessantes para lidar e gerir o cliente. Considero que a comunicação é uma arma muito importante para saber lidar com os desafios e desconstruir.

 

E: Que skills consideram pertinentes para um profissional que deseje trabalhar no planeamento de produção da TRIMALHAS?
MARIA:
Este é um trabalho que exige bastante organização, comunicação e um poder de adaptação gigante face às constantes mudanças impostas pelo mercado. Creio que é preciso gostar de resolver desafios pois eles fazem parte do nosso trabalho.

PEDRO: Faço das palavras da Maria as minhas também. A resiliência, é a chave do sucesso do mercado de trabalho. No nosso departamento também prezamos muito o trabalho de equipa pois precisamos das skills diferenciadas de cada profissional que compõem a nossa equipa.