INSPIRAR E SER UMA INSPIRAÇÃO

Se pretende criar um futuro inovador e sustentável para a sua marca, entre em contacto connosco!

Antonino Pinto e Tadeu Pinto, os homens de carisma que criaram a Trimalhas. Quando fundaram a empresa, eles sabiam o que queriam conquistar: Almejavam ser uma referência no setor do têxtil com boas práticas de gestão e um produto distinto.
Passados quase 21 anos, a TRIMALHAS não é só uma produtora de malhas. Ela é uma empresa que luta para ser uma das mais bem sucedidas, justa e fraterna. Para a Trimalhas as pessoas são tudo.

“Temos uma equipa de sonho para conquistar todos os nosso objetivos.”

Carlos Neves, CFO Trimalhas

Carlos Neves abraçou o projeto Trimalhas em inícios de 2003, ainda quando se estava a formar no curso de contabilidade pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. A sua paixão são números, resultados e as boas práticas de gestão. A visão para o projeto TRIMALHAS é infinita. Mas as pessoas, são a sua grande paixão e o seu maior foco, dentro e fora da Trimalhas.
Carolina Pinto e Joana Forte, uma dupla imbatível que além de estarem ligadas à criação e ao desenvolvimento do produto, viajam pelo mundo para apresentar a coleção Trimalhas além fronteiras.

Esta quinteta está a desenhar um projeto de internacionalização onde a inovação, marketing e o produto diferenciado, são a estrela da Trimalhas. A gestão e a visão, esses dois valores, estão integrados em todos os pilares que a Trimalhas defende para as gerações vindouras.
Uma entrevista exclusiva que reflete o culminar do trabalho coletivo dos últimos anos.

Qual foi o investimento recente dos últimos anos?
Fizemos uma adaptação das instalações em 2016, com aumento da produção instalada em edifícios e maquinaria, laboratórios e espaços sociais.
Fizemos também um grande investimento em painéis-solares. Toda a cobertura da empresa está revestida com painéis solares.

 

Como está a ser o ano para a Trimalhas comparativamente a 2022/2023 e ao período pré-pandemia?
A Trimalhas tem vindo a crescer gradualmente na exigência do serviço que presta. Serviço esse que nos permite estar presentes em diversas marcas de diferentes gamas. O ano tem sido intenso, desgastante, com muitas alterações internas, mas muito positivo. Estamos a meio de um trajeto de mudança e estamos muito orgulhosos dos resultados que temos vindo a conseguir alcançar.

 

Nos últimos anos tem havido uma reestruturação constante na empresa em busca de melhorar processos. O que motivou essa mudança?

A restruturação materializou-se mais em serviço do que em aumentos de vendas. Não nos preocupamos apenas em desenvolver produto, mas sim, responder a todas as necessidades do cliente com um acompanhamento permanente. Seja na ajuda à inspiração para as suas coleções como também na resposta eficaz à a data de entrega prevista. Queremos ser sempre o apoio à solução e à concretização dos objetivos do nosso cliente. Temos uma equipa comercial que apoia o cliente em todas as suas necessidades, focada em entregar o produto que o nosso cliente idealiza.

 

Que investimentos têm planeados para os próximos anos?

nvestimentos grandes em Informática, Robótica e em Internacionalização. Robótica no sentido de retirar aos operadores as funções de maior carga e desgaste físico. Numa tecelagem têxtil, o peso dos rolos debilitam muito os operadores. É nossa intenção investir em robótica nessas áreas específicas.
Na Internacionalização, no sentido de chegar mais próximo das marcas e darmo-nos a conhecer ao mundo têxtil. Somos uma tecelagem, não vendemos um produto final, mas temos de ser uma inspiração para todos através dos produtos que criamos internamente.

 

Quais são os principais desafios neste momento?

Sem dúvida a exigência dos nossos clientes em termos de prazo, preço e qualidade. A juntar a istoqueremos sempre responder com um serviço exigente, sempre disponível e eficaz. Tem sido este o nosso foco de trabalho.

 

Qual é a capacidade produtiva da empresa neste momento?

Aproximadamente 2,250 toneladas por ano.

 

A TRIMALHAS tem feito um investimento na formação de pessoas em duas áreas distintas: na qualificação e na saúde mental.  Qual é o objetivo deste investimento e formação?

A Trimalhas, desde há 2 anos que tem tido projetos intensos de formação para os colaboradores. Seja em matérias mais técnicas, seja em matérias mais de apoio emocional. Nos últimos tempos contratamos uma empresa para nos dar apoio diretamente na parte de Gestão de Stress Laboral, Dor, Psicologia, Perturbações Afetivas e assuntos ligados a estes temas, quer em sessões semanais individuais, quer de grupo. É nosso propósito manter uma boa saúde mental a todos os nossos colaboradores. Nos últimos anos, fizemos uma grande reformulação interna e de investimento em colaboradores mais ligados ao serviço.

 

Quantos colaboradores tem a empresa neste momento?

Somos 70 trabalhadores e não perspetivamos uma grande variação neste número. Temos a equipa que gostaríamos de ter para ir à conquista de todos os nossos sonhos.